scroll

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL- Real Estate



Na construção das residências é adotada uma abordagem global assente na sustentabilidade, com ênfase nas seguintes áreas principais: desenvolvimento sustentável local, seleção de materiais de baixo impacto ambiental, gestão de resíduos, eficiência energética e eficiência ao nível do consumo de água. Destacamos os seguintes compromissos na construção sustentável das Areias do Seixo II:

Os resíduos de construção e demolição (RCD) - Encaminhados para um operador de gestão resíduos autorizados (http://www.trianovo.com)

São adotadas medidas de higiene, saúde e segurança para os trabalhadores da obra.

Materiais & Fornecedores locais - Em obra são utilizados maioritariamente fornecedores locais (>90%) e destacamos igualmente a compra de materiais de construção locais, como o tijolo, a pedra, as britas e o betão.

Seleção de materiais naturais – opção por escolhas de materiais com reduzido processo de transformação, como a pedra, a madeira Termo tratada, a cortiça, o betão como acabamento, entre outros.


ENERGIA

Controlo Solar e eficiência térmica:
- Isolamento térmico por sistema de capoto com cortiça - um produto português natural de elevada eficiência no isolamento térmico.
- Iluminação natural abundante – Orientação arquitetónica das residências com vista a obter a maior entrada de luz natural e maior rendimento energético.
- As residências possuem vidros com excelente comportamento térmico com revestimentos de elevado desempenho, que asseguram o controlo solar e, ao mesmo tempo, evitam a perda de calor (SGG LITE COOL-SKN154 - transmissão térmica U-value de 1 W / (m2 / K).
- Caixilharias de alumínio com sistemas de corredoras eleváveis e de rutura térmica – garantindo um excelente comportamento térmico e de isolamento.
- Coberturas vegetais - Implementação de telhados plantados com espécies autóctones que funcionam como um complemento às restantes medidas de isolamento térmico e garantem um enquadramento arquitetónico com a envolvente.

Painéis solares térmicos
Devido às características privilegiadas de Portugal em termos de clima e exposição solar, é adotada a instalação solar que cobre 6 m2 dos telhados de cada residência.

A climatização (AVAC)
é apoiada ainda por bombas de calor reversíveis AIR-to-WATER (Buderus Logatherm WPL 25) com um COP de 4,19.

Fontes de luz eficientes
utilização da tecnologia LED ou equivalente.

Gestão de iluminação centralizada
instalação de controladores autómatos para gestão de iluminação e estores de rolo das janelas.


ÁGUA

Abastecimento de água às residências para rega de jardins
Desenvolvimento de uma solução assente na recuperação e captação das águas de nascente e das águas pluviais, bem como nas águas excedentes de irrigação.

Instalação de sistema de dupla descarga nos autoclismos.

Máquinas de lavar roupa e louça com elevada classe de eficiência energética
Garantindo um menor consumo de litros por peça lavada.

Instalação de reguladores de caudal para redução do consumo de água sem perca de conforto de utilização.


RESÍDUOS

As residências estão equipadas com contentores de separação e recolha seletiva
Todos os resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro, metais ferrosos/não-ferrosos, plásticos), resíduos orgânicos, óleos usados de cozinha. São diariamente recolhidos junto de cada residência e reencaminhados aos contentores coletivos de separação seletiva.

O lixo orgânico
produzido é enviado para a unidade de compostagem do Hotel Areias do Seixo. O composto orgânico resultante, sem aditivos químicos, é utilizado como fertilizante natural para os solos agrícolas da horta orgânica do hotel.

O programa de reciclagem/reutilização
do Hotel Areias do Seixo para materiais como baterias, iluminação fluorescente e lâmpadas abrange também as residências.